quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Chegada


Posted by Picasa

Com o respectivo pedido de desculpas ás minhas palavras e amigos, por ter escrito em Junho 2008 este pequeno trecho que, por esquecimento, ficou acomodado nos rascunhos e, agora o fui despertar,  - já lá vão 9 anos de outras viagens e de outras descobertas mas o apego à nossa bela terra, ao nosso país, aí está sempre vivo em nós :

Eis-me regressado das pequenas férias
que cedo se acabam,
viagens por lugares distantes,
o perder-me nos recantos
deixar abraços doutras cidades,
noutras gentes mergulhando
e chegar cansado da viagem,
a primeira em low cost
que desfez os meus receios
por viagens deste tipo.

Chego de manhã, muito cedo, cansado
mas desejoso de abraçar este nosso canto à beira-mar plantado,
sentir os cheiros que nos chegam das montanhas
e nos trazem todos os odores nos seus seios guardados,
ouvir a cadência do bater do nosso coração na água que nossos rios beijam
e sentar-me na mesa regalada com vegetais de todas as cores,
com o nosso peixe acabadinho de pescar,
relembrar todos os sabores
que se perdem nesse cantinho das nossas recordações.

Regresso
e para trás deixo outros hábitos e outros povos,
outras vidas e outras paisagens pelas quais me intrometi
nesta viagem ao sul de França,
essa Provença secular.

Regresso a casa,
esse lar muitas vezes desvalorizado
mas desejoso no nosso corpo,
sedento do nosso riso,
apelando à nossa presença
neste principio de Junho
em que o calor desperta
e flutuo deixando-me ir de regresso
ao encontro deste meu pequeno país,
este meu canto que nos oferece sua vida e suas paixões
e que inconscientemente tendemos a desvalorizar.

Fica esta foto do nosso Douro navegável,
caminho desses barcos rabelos
que carregavam esse néctar de Porto
para o partilhar com todos os povos do Mundo,

3 comentários:

Anônimo disse...

We should have a great day today.

Unknown disse...

Então, seu nome é Serafim? Que bom te conhecer pelo nome! Andavas viajando e se deleitando em paisagens inesquecivelmente belas? Realmente, você é um homem privilegiado.
Belo texto! Suas palavras são saudosas e cativantes.
Obrigada, Serafim, por visitar meu blog. Já sentia a sua falta.
Um final de semana cheio de brisas refrescantes!
Abraço ;)

Kitty disse...

Que bom ter vc. de volta, querido...

Seja bem-vindo novamente...

Beijos!