sábado, 6 de março de 2010

Festival do Chocolate em Óbidos




 Um encanto a chocolate nos convida a entrar no seu jogo de sedução e a nos deixarmos embalar. As portas abrem-se e sente-se no ar um convite doce que nos quebra as defesas e nos levita os sonhos nos levando pelas ruas esguias e nos convidando a participar nesta magia de cor e alegria.

As muralhas refugiam seu festival, guardando seu tesouro de caramelo vestido e o casario branco, reflectido nestas muralhas que o abraçam, com as flores coloridas nas janelas, nos convidam para entrar noutra dimensão.

Os comerciantes desfraldam suas portas e janelas, debruçam seu artesanato e seus tesouros, penduram suas vidas nas entradas, nos convidando a beber desta emoção e a sonhar, nos encantando.

Os cheiros trazidos no vento entorpecem os sentidos e quase nos obrigam a desligar e a deixar-nos levar pela corrente, mas é preciso aguardar até que o chocolate nos cubra de vida.

A porta abre-se, o evento despe-se perante nossos olhos, sentimos uma vontade de tudo tocar.
O colorido está presente, os doces, as guloseimas, os cheiros, hipnotizam-nos e nos enchem de amor com cheiro a caramelo nas tâmaras escondido.

Os nossos olhos derretem carícias e os nossos corpos, lado a lado, cúmplices, se derretendo em chocolate quente e doce que nosso amor vai desfazendo, suavizando a partilha e doçura das nossas vidas.
Seguimos desafiando chocolates de todas as cores e feitios. As crianças divertem-se sobre os olhares atentos das educadoras, os seus olhos brilham de contente e a sua alegria nos contagia transportando para nós o sonho que realizam.

É a doçura da vida no seu apogeu, o chocolate dançando diante de nós, nos convidando a profaná-lo. É difícil resistir a esta tentação que nos acompanha sem cessar.

Paramos diante duma tenda branca que reflecte sua presença nas muralhas, a tenda das esculturas de chocolate, onde os artistas emprestam sua arte e sua vida, reflectindo sua virtude no chocolate, negro ou branco, pleno de emoção e vida. São estátuas fantásticas cujas almas ainda tento capturar em foto.
A simbiose perfeita entre a tentação do chocolate, do seu cheiro, que nos anestesia os sentidos e faz vibrar nossos pensamentos e a beleza da escultura na sensibilidade das mãos dos artistas.

Sfsousa/olharomar

Um comentário:

Olinda disse...

Também lá fui e adorei os cheiros, os paladares e as visões do paraíso dos gulosos.